Estratégia de marketing · medicina paliativa

Estratégia de marketing para medicina paliativa: a decisão do paciente precede a da família, e a norma diz isso por escrito.

A Resolução CFM nº 1.995/2012 define as diretivas antecipadas de vontade como os desejos que o próprio paciente manifestou sobre os cuidados que quer ou não receber, e determina, no § 3º do art. 2º, que elas "prevalecerão sobre qualquer outro parecer não médico, inclusive sobre os desejos dos familiares". Para uma clínica paliativa, isso é mais do que uma regra ética: é o que decide se ela pode posicionar-se como quem respeita a vontade do paciente ou como quem negocia com a família.

Para o dono, gestor ou coordenador de uma clínica ou equipe de cuidado domiciliar em medicina paliativa que está decidindo posicionamento e proposta de valor à família que procura a clínica. Não é conteúdo sobre publicidade médica nem sobre o que a peça institucional pode dizer em tom sóbrio — disso trata a irmã de inbound marketing deste mesmo nicho.

A norma coloca a vontade manifestada do paciente acima do desejo da família

O art. 1º da Resolução CFM 1.995/2012 define as diretivas antecipadas de vontade como o conjunto de desejos que o paciente manifestou previamente sobre os cuidados que quer ou não receber quando não puder mais expressar-se. O art. 2º, caput, obriga o médico a levá-las em consideração; o § 3º determina que elas "prevalecerão sobre qualquer outro parecer não médico, inclusive sobre os desejos dos familiares"; e o § 4º exige que o médico registre em prontuário as diretivas que lhe foram diretamente comunicadas. O § 2º fixa o limite: o médico deixa de considerá-las quando estiverem em desacordo com o Código de Ética Médica. Para a estratégia de uma clínica paliativa, isso muda qual decisão a comunicação coloca no centro — a do paciente, não a da família.

Cinco pontos em que a diretiva antecipada de vontade muda a estratégia da clínica

Não muda o cuidado prestado — muda quem a clínica diz que decide, e o que ela promete respeitar antes mesmo do primeiro contato.

Sempre que a comunicação da clínica descreve como as decisões de cuidado são tomadas

A norma põe no centro a vontade que o paciente registrou antes, não a reunião da família no momento crítico

O art. 1º define as diretivas antecipadas como os desejos "prévia e expressamente manifestados pelo paciente", e o § 3º do art. 2º faz essas diretivas prevalecerem sobre "qualquer outro parecer não médico, inclusive sobre os desejos dos familiares".

Uma clínica que posiciona a DAV como parte do serviço comunica uma promessa que a norma sustenta — respeitar o que o paciente já decidiu —, enquanto a comunicação genérica de "decidimos juntos com a família" descreve um processo que a norma subordina à vontade registrada.

Quando a clínica decide o momento e o responsável por registrar a diretiva do paciente

A norma manda registrar a diretiva em prontuário, o que é um desenho de serviço antes de ser marketing

O § 4º do art. 2º exige que o médico registre no prontuário as diretivas que lhe foram diretamente comunicadas pelo paciente — não basta conhecê-las.

Ter um processo (quem conversa, quando registra, como o registro acompanha o paciente) é o que permite à clínica afirmar que respeita a DAV. Anunciar o respeito sem o registro é prometer o que a operação não demonstra.

Quando a decisão envolve conflito entre o que a família quer e o que o paciente registrou

A família é considerada, mas a diretiva prevalece sobre o desejo dela

O § 1º manda levar em consideração as informações do representante designado; o § 3º, porém, faz a diretiva do paciente prevalecer sobre os desejos dos familiares.

Isso reposiciona o discurso: a clínica não é "quem decide com a família", é quem sustenta a vontade registrada diante dela. É um posicionamento mais difícil de vender e mais fiel ao que a norma garante.

Quando a clínica escreve, em qualquer peça, que a vontade do paciente é sempre o critério final

A diretiva é afastada quando contraria o Código de Ética Médica — o limite que não pode ser omitido

O § 2º do art. 2º determina que o médico deixe de levar em consideração as diretivas que, em sua análise, estiverem em desacordo com os preceitos do Código de Ética Médica.

Posicionar-se como quem cumpre "tudo o que o paciente pedir" afirma mais do que a norma permite. A formulação correta — a decisão é do paciente, dentro do que a ética médica admite — é a única que uma fiscalização não desmente.

Sempre, ao decidir qual camada da relação com o paciente uma peça de comunicação descreve

É uma decisão sobre o processo de decisão, distinta do que a irmã de inbound marketing deste nicho trata

A irmã `inbound-marketing-medicina-paliativa` (A70) trata do tom sóbrio e do que o conteúdo pode dizer, pelos arts. 11 XII, 12 II e 14 II "g" da norma de publicidade médica, além da Resolução CFM 2.380/2024.

São duas perguntas diferentes: "com que tom posso escrever sobre cuidado paliativo?" e "quem decide o cuidado, e como a clínica sustenta essa decisão?". A segunda é estratégia de posicionamento e antecede a primeira.

O que precisa estar confirmado antes de a clínica se posicionar pela diretiva de vontade

A checagem não é sobre técnica de cuidado — é sobre o que o material da clínica já afirma sobre quem decide.

O primeiro corte confere o material publicado contra a Resolução CFM 1.995/2012: a clínica fala em "decisão da família", promete cumprir integralmente a vontade do paciente ou descreve o respeito à diretiva nos termos exatos que a norma sustenta?

O segundo é operacional: existe processo real de conversa e de registro em prontuário da diretiva manifestada pelo paciente, ou o tema aparece só no discurso institucional?

  • O material da clínica não afirma que a decisão é sempre da família.
  • O material não promete cumprir "tudo o que o paciente pedir", sem o limite do Código de Ética Médica.
  • Existe processo definido de conversa e de registro da diretiva em prontuário.
  • Quem atende a família sabe explicar a diferença entre "ser ouvida" e "decidir".
  • Nenhuma peça institucional posiciona a clínica por uma promessa que a operação não demonstra.

Quando falta confirmação sobre como a decisão é tomada, não falta verba em posicionamento

Nestes cenários, reposicionar a clínica em torno da diretiva de vontade tende a sustentar, em nome dela, um processo de decisão que a operação ainda não demonstra.
  • Ninguém conferiu se o material atual coloca a família como quem decide.
  • A clínica não tem processo de registro da diretiva e pretende anunciar que a respeita.
  • A direção decidiu que o diferencial desta rodada é estrutura, cobertura ou disponibilidade, e não o processo de decisão.
  • A clínica quer um texto pronto, não um levantamento do que já afirma sobre a vontade do paciente.

O ponto sensível aqui não é uma campanha mal feita — é sustentar, diante de uma família em luto antecipatório, uma promessa de respeito à vontade do paciente que a rotina da clínica não comprova. Confirmar antes é o que separa posicionamento de exposição.

Começamos conferindo como a decisão é tomada e registrada, antes de reposicionar

A primeira pergunta não é tom nem canal — é se existe, na operação, conversa e registro da diretiva de vontade do paciente.

O levantamento lê o material publicado contra a Resolução CFM 1.995/2012 e, ao mesmo tempo, verifica se a clínica tem um processo real de escuta e de registro da diretiva — o que o § 4º exige.

A partir daí, o posicionamento passa a apoiar-se só no que a operação sustenta: a decisão é do paciente, na forma registrada, dentro do limite da ética médica — e a família é ouvida sem ser tratada como quem decide.

  • Revisão do material publicado que descreve como as decisões de cuidado são tomadas.
  • Verificação do processo de conversa e de registro da diretiva em prontuário.
  • Alinhamento do discurso ao que a Resolução CFM 1.995/2012 de fato garante e ao limite do § 2º.
  • Preparação do time para a conversa difícil com a família sobre quem decide.
  • Plano de posicionamento entregue com a base documental de cada afirmação sobre a vontade do paciente.

Dúvidas de clínica paliativa sobre posicionar pela diretiva de vontade

O que a norma chama de diretivas antecipadas de vontade?

O art. 1º da Resolução CFM 1.995/2012 define como "o conjunto de desejos, prévia e expressamente manifestados pelo paciente, sobre cuidados e tratamentos que quer, ou não, receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente, sua vontade".

Quando o paciente não pode mais falar, quem decide — a família ou o que ele deixou registrado?

A norma é expressa: o § 3º do art. 2º determina que as diretivas antecipadas do paciente "prevalecerão sobre qualquer outro parecer não médico, inclusive sobre os desejos dos familiares". O representante designado é ouvido (§ 1º), mas não substitui a vontade registrada.

A vontade do paciente prevalece sempre, sem exceção?

Não. O § 2º do art. 2º manda o médico deixar de levar em consideração as diretivas que, em sua análise, estiverem em desacordo com os preceitos do Código de Ética Médica. É um limite real e precisa aparecer em qualquer posicionamento que cite a norma.

A clínica precisa registrar a diretiva em algum lugar?

Sim. O § 4º do art. 2º exige que o médico registre no prontuário as diretivas antecipadas que lhe foram diretamente comunicadas pelo paciente. Anunciar respeito à vontade do paciente sem esse registro é prometer o que a operação não demonstra.

Isso é o mesmo que a página de inbound marketing para medicina paliativa desta casa trata?

Não. A irmã de inbound marketing trata do tom sóbrio do conteúdo e do que a peça pode dizer, pelos arts. 11 XII, 12 II e 14 II "g" da norma de publicidade médica, além da Resolução CFM 2.380/2024. Esta página trata de quem decide o cuidado e de como a clínica sustenta essa decisão, pela Resolução CFM 1.995/2012.

Inbound marketing para medicina paliativa

Para continuar

Antes de posicionar a clínica pela vontade do paciente, vale confirmar como a decisão é registrada.

A conversa começa pelo levantamento do que o material já afirma sobre quem decide e de como a clínica registra a diretiva de vontade.

Nenhuma proposta é enviada antes da conversa.