Mídia exterior · loja de armas

Mídia exterior para loja de armas e munições: o que a fachada e a vitrine expõem é decidido por um artigo que trata réplica e simulacro como peça de uso proibido.

O Decreto nº 11.615/2023, que regulamenta o Estatuto do Desarmamento, tem um dispositivo que não trata de campanha nem de registro — trata de **objeto na parede**. O art. 14, II, declara de uso proibido os brinquedos, as réplicas e os simulacros de armas de fogo que com estas possam se confundir, com exceção das armas de pressão e das réplicas e simulacros destinados à instrução, ao adestramento ou à coleção de usuário autorizado. É o que decide o que uma vitrine, um luminoso ou um painel de ponto de venda pode mostrar.

Para loja de armas, munições e acessórios, e para o ponto de venda que comercializa marcadores de airsoft e lançadores de paintball, com fachada, vitrine ou mobiliário externo. Não é conteúdo sobre a peça de anúncio nem sobre o registro de comercialização: a peça de campanha é o recorte da irmã de tráfego pago, e o Certificado de Registro do Comando do Exército é o que a norma exige do estabelecimento em si.

A fachada da loja convive com uma proibição que é sobre o objeto, não sobre a campanha

O art. 14, II, do Decreto 11.615/2023 considera de uso proibido os brinquedos, as réplicas e os simulacros de armas de fogo que com estas possam se confundir, exceto as classificadas como armas de pressão e as réplicas e simulacros destinados à instrução, ao adestramento ou à coleção de usuário autorizado, nas condições da Polícia Federal. O art. 2º, XXX e XXXI, separa o marcador — dispositivo assemelhado ou não a arma, de uso exclusivamente esportivo, com gases comprimidos — e o lançador de paintball. O art. 14, III, ainda proíbe as armas dissimuladas com aparência de objeto inofensivo. Para a fachada e a vitrine, isso significa que a peça física que reproduz uma arma pode ser, ela mesma, o objeto proibido.

Cinco pontos do regulamento que decidem o que a fachada e a vitrine podem expor

não é sobre a arte do painel: é sobre o objeto físico que fica no ponto de venda e o que a norma faz com ele.

Quando a loja expõe na fachada, na vitrine ou no balcão peça que reproduz arma de fogo

Réplica e simulacro que se confundem com arma são de uso proibido, e a vitrine é o lugar onde isso aparece

O art. 14, II, do Decreto 11.615/2023 declara de uso proibido os brinquedos, as réplicas e os simulacros de armas de fogo que com estas possam se confundir, ressalvando as armas de pressão e as réplicas e simulacros destinados à instrução, ao adestramento ou à coleção de usuário autorizado, nas condições da Polícia Federal.

Uma peça de ponto de venda que destaca o desenho de uma arma real aproxima a vitrine do objeto que a norma trata como proibido. O material de fachada passa a se apoiar em sinal, tipografia e serviço — e não na silhueta do produto.

Quando o ponto de venda anuncia airsoft, paintball ou produto esportivo assemelhado

Marcador e lançador de paintball têm definição própria e não se apresentam como arma de fogo

O art. 2º, XXX, define marcadores como dispositivos assemelhados ou não a armas de fogo, destinados exclusivamente à prática esportiva, com emprego exclusivo de gases comprimidos; o inciso XXXI define paintball como desporto praticado com marcadores de cápsulas de tinta.

A definição dá ao produto esportivo um nome próprio. A sinalização do ponto de venda que trata airsoft como "arma" apaga a distinção que a norma faz, e é essa distinção que sustenta o que a loja pode expor.

Quando o material de ponto de venda usa disfarce ou objeto cotidiano como recurso visual

Arma dissimulada com aparência de objeto inofensivo é proibida, e a peça que a imita entra na mesma linha

O art. 14, III, do Decreto 11.615/2023 considera de uso proibido as armas de fogo dissimuladas, com aparência de objetos inofensivos.

Um luminoso que brinca com "arma escondida" usa exatamente a aparência que a norma proíbe no objeto. A fachada contorna o recurso e descreve o serviço da loja pelo que ela vende, não pela simulação.

Quando a loja usa a vitrine como mostruário de mercadoria disponível

O estoque é de propriedade precária do estabelecimento, e a vitrine é estoque exposto

O art. 17, caput, condiciona a comercialização nacional à autorização prévia do Comando do Exército por Certificado de Registro; o § 6º registra as mercadorias disponíveis em estoque como de propriedade precária do estabelecimento enquanto não forem vendidas, e o § 7º obriga a manter à disposição a relação de estoques e vendas dos últimos cinco anos.

O que está na vitrine é mercadoria em estoque com registro precário, e não acervo da loja. A peça de ponto de venda que trata o mostruário como coleção particular descreve errado a natureza do que expõe.

Sempre, ao decidir qual camada da comunicação a peça descreve

É um mecanismo distinto do que a irmã deste nicho trata

A irmã de tráfego pago usa o art. 24 da Lei 10.826/2003 e o Decreto 11.615/2023 para delimitar a campanha e o canal; a irmã de segurança privada trata do porte e da autorização.

Esta página não trata de anúncio nem de porte: trata do objeto físico exposto no ponto de venda e do que o art. 14 faz com ele. O mesmo decreto, outro artigo e outro problema.

O que precisa ser conferido antes de a nova fachada da loja subir

A checagem não é sobre a beleza do luminoso: é sobre o que a peça física reproduz e onde ela fica.

O primeiro corte percorre fachada, vitrine e mobiliário e pergunta, peça por peça, se ela reproduz a silhueta de uma arma de fogo de modo que se confunda com ela.

O segundo separa o que a norma chama de marcador esportivo do que ela trata como réplica proibida, conferindo também se algum recurso usa disfarce de objeto inofensivo.

  • Nenhuma peça externa reproduz arma de fogo de modo confundível com a real.
  • O airsoft e o paintball aparecem nomeados como marcador esportivo, e não como arma.
  • Nenhum recurso visual da fachada usa disfarce de objeto cotidiano.
  • A vitrine é tratada como estoque exposto, com o registro que a norma exige do estabelecimento.
  • A sinalização da loja informa o serviço e o horário sem depender do desenho do produto.

Quando o portfólio da loja ainda não está separado por natureza, a fachada espera

Nestes cenários, refazer a fachada antes de separar arma, marcador e acessório repete na parede uma confusão que a norma já resolveu no papel.
  • A loja ainda trata airsoft e paintball como linha de arma de fogo, no balcão e no site.
  • Não há separação visual entre o que é produto controlado e o que é artigo esportivo.
  • O Certificado de Registro do estabelecimento está vencido ou o mostruário não corresponde ao estoque.
  • A decisão desta rodada é a reforma interna, e a fachada sai da pauta por ora.

O risco aqui não é a fachada nova — é ela reproduzir uma mistura que a norma separa. Organizar a natureza do produto primeiro é o que separa sinalização de exposição irregular.

Começamos pela natureza de cada produto, antes de desenhar o luminoso

A primeira pergunta não é sobre cor nem sobre fonte: é o que a loja vende, sob que registro, e o que isso permite mostrar na rua.

O levantamento percorre o ponto de venda e classifica cada item em arma de fogo, munição, acessório controlado e marcador esportivo, confrontando a classificação com os arts. 2º e 14 do Decreto 11.615/2023.

A partir daí, a fachada e a vitrine passam a expor o que a classificação sustenta — o serviço, a autorização do estabelecimento e a linha esportiva nomeada —, sem depender da imagem do produto para se explicar.

  • Inventário do que está exposto na fachada, na vitrine e no mobiliário externo.
  • Classificação de cada item entre produto controlado e marcador esportivo.
  • Conferência do Certificado de Registro do estabelecimento e do mostruário.
  • Redesenho da sinalização sem reprodução de silhueta de arma de fogo.
  • Ajuste do texto da fachada para nomear o serviço e o horário da loja.

Dúvidas de loja de armas sobre o que a fachada e a vitrine podem expor

A loja pode expor uma réplica de arma na vitrine?

O art. 14, II, do Decreto 11.615/2023 declara de uso proibido os brinquedos, as réplicas e os simulacros de armas de fogo que com estas possam se confundir. A ressalva alcança as armas de pressão e as réplicas e simulacros destinados à instrução, ao adestramento ou à coleção de usuário autorizado, nas condições da Polícia Federal — o que não descreve uma vitrine de loja aberta ao público.

Airsoft e paintball entram na regra de arma de fogo?

O art. 2º, XXX e XXXI, do decreto dá a eles definição própria: marcador é o dispositivo assemelhado ou não a arma de fogo, de uso exclusivamente esportivo, com gases comprimidos, e paintball é o desporto com marcadores de cápsulas de tinta. Tratá-los como arma na sinalização apaga essa distinção.

O luminoso da loja pode usar o recurso de "arma escondida"?

O art. 14, III, considera de uso proibido as armas de fogo dissimuladas, com aparência de objetos inofensivos. O recurso que brinca com a arma disfarçada usa no desenho a aparência que a norma proíbe no objeto, e a fachada pode dizer o serviço sem esse apoio.

A vitrine pode mostrar o estoque à venda?

O art. 17 condiciona a comercialização à autorização prévia do Comando do Exército por Certificado de Registro, e o § 6º registra as mercadorias em estoque como de propriedade precária do estabelecimento enquanto não vendidas, com o § 7º obrigando a manter relação de estoques e vendas dos últimos cinco anos.

Isso é o mesmo que a irmã de tráfego pago deste nicho trata?

Não. A irmã de tráfego pago usa o art. 24 da Lei 10.826/2003 e o mesmo Decreto 11.615/2023 para delimitar a campanha e o canal de mídia. Esta página trata do objeto físico exposto no ponto de venda e do art. 14, II, que decide o que a fachada pode mostrar.

Tráfego pago para loja de armas

Para continuar

Antes de refazer a fachada, vale separar o que é arma, o que é marcador e o que é acessório.

A conversa começa pelo que a loja expõe hoje e pelo registro do estabelecimento — não pelo desenho do letreiro.

Nenhuma proposta é enviada antes da conversa.