Quando o criativo usa a vasectomia como chamada de conversão — urgência, "resolva de uma vez", "não tenha mais filhos"
Induzir ou instigar a esterilização é vedado, e a vedação alcança a peça publicitária
O art. 12 da Lei 9.263/1996 veda a indução ou o instigamento, individual ou coletivo, à prática da esterilização cirúrgica. O art. 17 define o mesmo ato como crime, com pena de reclusão de um a dois anos, e o parágrafo único classifica como genocídio a conduta dirigida à coletividade. A vedação não recai sobre o procedimento em si, e sim sobre o ato de conduzir alguém a ele.
A checagem passa a ser sobre o verbo da chamada, não sobre o tema. Uma peça que informa que a clínica realiza vasectomia e explica o caminho de avaliação é diferente de uma que convoca à decisão — e a segunda é a que o mercado costuma escrever para converter.
Quando o funil promete agendar a vasectomia direto a partir do clique
A cirurgia não pode ser marcada para o primeiro contato
O art. 10, I, exige um intervalo mínimo de 60 dias entre a manifestação de vontade e o ato cirúrgico, e determina que nesse período a pessoa tenha acesso a serviço de regulação da fecundidade, com aconselhamento por equipe multidisciplinar voltado a desencorajar a esterilização precoce. A redação atual do inciso é da Lei 14.443/2022.
O objetivo do anúncio é a avaliação, não a data da cirurgia. Um formulário que oferece "agende sua vasectomia" promete um passo que a lei torna impossível naquele fluxo, e ajustar a campanha por esse agendamento mede um resultado que não existe.
Quando o anúncio segmenta o público por idade ou por "quem já decidiu não ter mais filhos"
A lei fixa um critério de idade ou de filhos, e a campanha não decide quem se encaixa
O art. 10, I, permite a esterilização voluntária a homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 anos, ou, alternativamente, com pelo menos dois filhos vivos. A redação do inciso, atualizada pela Lei 14.443/2022, substituiu os 25 anos anteriores por 21.
O critério é da norma e da avaliação clínica, não do anúncio. A campanha pode explicar que existe esse requisito, mas não pode apresentar a qualificação como automática: quem confirma se a pessoa se encaixa é o médico, na consulta, e não a segmentação de público.
Quando a peça trata a vasectomia como reversível ou como método definitivo
Falar de reversão exige o mesmo cuidado que falar de risco
O art. 9º, § 1º, condiciona a prescrição do método à avaliação e ao acompanhamento clínico, com informação sobre riscos, vantagens, desvantagens e eficácia. O art. 10, § 1º, exige que a manifestação de vontade seja registrada por escrito depois de a pessoa ser informada sobre os riscos da cirurgia, os possíveis efeitos colaterais, as dificuldades de reversão e as opções de contracepção reversíveis existentes.
Nenhuma peça publicitária pode vender a vasectomia como um método fácil de desfazer. A informação sobre a dificuldade de reversão é etapa obrigatória do consentimento, e tratá-la como detalhe no rodapé é justamente o que a lei não deixa acontecer.
Quando a clínica quer anunciar que realiza vasectomia sem tratar a oferta como um único procedimento
A vasectomia é um método aceito, e é como parte do planejamento familiar que ela pode ser anunciada
O art. 10, § 4º, admite a esterilização cirúrgica por vasectomia, laqueadura tubária ou outro método cientificamente aceito. O art. 9º, caput, garante, no planejamento familiar, a oferta de todos os métodos e técnicas cientificamente aceitos que não coloquem em risco a vida e a saúde, com liberdade de opção.
A página e a campanha ganham lastro quando apresentam a vasectomia dentro de um leque de opções, e não como a única oferta em destaque. Isso muda o enquadramento do anúncio: em vez de uma promoção de esterilização, uma porta de entrada para o planejamento familiar.