Inbound marketing · piscicultura

Inbound marketing para piscicultura: a regularidade do produtor é a informação que sustenta o conteúdo de quem cria peixe.

O Decreto nº 8.425/2015 diz no art. 1º, § 1º, que o Registro Geral da Atividade Pesqueira "é o instrumento prévio que habilita a pessoa física ou jurídica e a embarcação de pesca ao exercício da atividade pesqueira", e o § 2º que a atividade "só poderá ser exercida" por quem está inscrito no RGP e detenha autorização, permissão ou licença. O art. 2º, VI, nomeia o aquicultor, e o art. 5º, III, "d", prevê a licença dessa categoria. Quem cria e vende pescado responde a perguntas de origem e regularidade — e o conteúdo técnico é onde a resposta pode estar.

Para produtores e empresas de piscicultura que querem construir acervo técnico e base de contatos próprios, e não depender só de feira, cooperativa e indicação.

O que a norma decide sobre a atividade e sobre o conteúdo

O Decreto nº 8.425/2015 regulamenta os critérios de inscrição no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e a concessão de autorização, permissão ou licença para o exercício da atividade pesqueira. O art. 1º, § 1º, define o RGP como o "instrumento prévio" que habilita a pessoa física ou jurídica e a embarcação; o § 2º diz que a atividade só pode ser exercida por quem está inscrito no RGP e detenha autorização, permissão ou licença. O art. 2º, VI, define o "aquicultor e aquicultora" como "pessoa física ou jurídica que exerce a aquicultura com fins comerciais", e o parágrafo único do art. 2º inscreve automaticamente a pessoa jurídica aquicultora como empresa pesqueira. O art. 5º, III, "d", prevê a licença do aquicultor. O art. 11 ressalva os casos de aquicultura em águas públicas, e o art. 14 lembra que o RGP não isenta o produtor das demais habilitações. É esse conjunto que decide o que o conteúdo de quem cria peixe pode afirmar sobre regularidade.

Cinco pontos em que o decreto muda o conteúdo da piscicultura

Só a hipótese ao lado ativa cada ponto, e ele vale para o que a piscicultura publica sob o próprio nome — site, blog técnico ou material de venda.

Sempre que o conteúdo trata a habilitação para produzir

A atividade exige registro prévio

O art. 1º, § 1º, do Decreto nº 8.425/2015 define o RGP como "o instrumento prévio que habilita a pessoa física ou jurídica e a embarcação de pesca ao exercício da atividade pesqueira", e o § 2º diz que a atividade "só poderá ser exercida" por inscrito no RGP e detentor de autorização, permissão ou licença.

O conteúdo que explica de onde vem a habilitação do produtor responde a uma pergunta real do comprador — a origem regular do pescado. É uma afirmação verificável, diferente do rótulo genérico de "produtor responsável".

Quando o material apresenta quem é o produtor

O aquicultor é categoria própria do registro

O art. 2º, VI, define o "aquicultor e aquicultora" como "pessoa física ou jurídica que exerce a aquicultura com fins comerciais". O parágrafo único do art. 2º diz que a pessoa jurídica registrada como aquicultora "estará automaticamente inscrita na categoria empresa pesqueira".

Nomear a categoria do registro — e não só a espécie criada — dá ao material da piscicultura uma precisão que o diferenciam da comunicação genérica de "produção sustentável". Cada elo técnico passa a ter o nome que a norma lhe dá.

Quando o conteúdo cita documentação do produtor

A licença acompanha a categoria

O art. 5º, III, lista as licenças de atividade pesqueira por categoria, entre elas a do "aquicultor e aquicultora" (alínea "d"). A licença é um dos atos que, junto do registro, habilitam o exercício.

Conteúdo que ensina a diferença entre registro e licença evita tratar tudo como "documento". O produtor que explica isso ao comprador — em vez de prometer um selo próprio — informa com base na norma e se posiciona como fonte técnica.

Quando o produtor cria em corpo d'água de domínio público

Aquicultura em águas públicas tem instrumento próprio

O art. 11, II, "a", ressalva do Decreto a "permissão [...] para o exercício de aquicultura em águas públicas", e o inciso IV ressalva a "cessão para uso de espaços físicos em corpos d'água sob jurisdição da União, dos Estados e do Distrito Federal, para fins de aquicultura".

Quem produz em águas públicas não é regido pelo mesmo caminho de quem produz em viveiro próprio. Um conteúdo que distingue os dois casos quando trata regularidade fala a verdade sobre a operação — e evita a promessa de "licenciamento" que não descreve a situação real.

Quando o material trata conformidade do produtor

O registro não encerra as demais obrigações

O art. 14 diz que a inscrição no RGP "não isenta o interessado de" estar regularmente cadastrado no Cadastro Técnico Federal, possuir habilitação conferida pela autoridade marítima quando operar embarcação, ter autorização de trabalho no País no caso de estrangeiro e observar a legislação referente a povos e terras indígenas.

Um acervo que trata a regularidade como conjunto — e não como um único documento — dá ao produtor um eixo de conteúdo recorrente e honesto. É o tipo de explicação que sustenta a relação com o comprador técnico, longe da frase de efeito.

O que se mede quando o conteúdo explica a regularidade

Um acervo técnico sobre registro, licença e origem produz outros números além de visita e clique.

O primeiro número é a cobertura do tema: quantos materiais explicam de onde vem a habilitação do produtor e quantos falam só de preço do quilo. É uma contagem simples que revela se o conteúdo publica o que o comprador técnico procura.

O segundo é a origem do contato: quantas conversas chegam por conteúdo sobre regularidade e origem, e dessas quantas avançam para uma proposta. Esse caminho costuma ser mais lento que o de preço, e é o que corresponde ao que o material ensina.

  • Materiais que explicam registro, licença e origem, contra os de preço apenas.
  • Contatos que chegam por conteúdo técnico, separados dos que vêm de indicação.
  • Perguntas repetidas sobre documentação, para virar pauta.
  • Peças de conteúdo organizadas por etapa da produção e do fornecimento.
  • Revisão do material antigo que trata a regularidade como um único documento.
  • Tema de cada material publicado, para não afirmar conformidade que o produtor não controla.

Quando a regularidade da operação ainda não é assunto do produtor

Nas hipóteses abaixo, mais material técnico não decide a compra do pescado.
  • O produtor não sabe quais registros e licenças a própria operação exige.
  • Ninguém assumiu quem revisa o que a piscicultura publica.
  • O plano propõe apenas conteúdo de preço, sem material técnico de origem.
  • Aposta-se que o conteúdo de origem rende pedido já no mês seguinte, sem qualquer medição disso.
  • Já há material no ar afirmando regularidade que o produtor não comprova, e ninguém vai revisá-lo.
  • O contato que chega pelo material técnico não tem cadastro nem pessoa definida para responder.
  • Toda a venda passa por cooperativa ou feira, sem decisão própria do comprador.

Na produção aquícola, boa parte da venda se fecha em feira ou por cooperativa, e não a partir de uma página. Dizer isso evita cobrar do conteúdo um pedido que ele não fecha.

Como desenhamos o acervo da piscicultura

O trabalho começa por mapear a regularidade da operação e como o conteúdo pode explicá-la, e só depois escolher a pauta.

A primeira entrega é a régua de regularidade: para a operação real do produtor, qual categoria de registro, qual licença e quais habilitações complementares se aplicam, e como nomear isso no material. Não é formalidade — é o que permite que cada peça nova nasça correta, e o que separa o produtor que informa do que promete.

A pauta vem depois, e nasce das perguntas que o comprador já faz: origem, sanidade, fornecimento regular, o que muda no inverno. Cada peça carrega quem a revisou, porque a responsabilidade pelo que a piscicultura publica é de quem assina, mesmo quando a redação é de terceiro.

  • Régua de regularidade escrita antes da primeira pauta, com registro e licença da operação.
  • Pauta técnica construída sobre as perguntas reais do comprador.
  • Materiais que separam registro, licença e habilitações complementares.
  • Revisão do material antigo que trata tudo como um único documento.
  • Aprovação declarada: quem na produção lê a peça antes de ela ir ao ar.
  • Cada material guarda o nome de quem conferiu a origem, mesmo com redação de terceiro.

O que os produtores perguntam antes de publicar

O que é preciso para exercer a atividade aquícola?

O art. 1º, § 1º, do Decreto nº 8.425/2015 define o RGP como "o instrumento prévio que habilita a pessoa física ou jurídica e a embarcação de pesca ao exercício da atividade pesqueira no Brasil". O § 2º diz que a atividade "só poderá ser exercida" por pessoa física, jurídica ou embarcação inscrita no RGP e que detenha autorização, permissão ou licença.

Existe uma categoria de registro para quem cria peixe?

O art. 2º, VI, define o "aquicultor e aquicultora" como "pessoa física ou jurídica que exerce a aquicultura com fins comerciais". O parágrafo único do art. 2º acrescenta que a pessoa jurídica registrada como aquicultora estará automaticamente inscrita na categoria empresa pesqueira. A licença dessa categoria está no art. 5º, III, "d".

Produzir em águas públicas é o mesmo caminho?

Não. O art. 11, II, "a", ressalva do Decreto a permissão para aquicultura em águas públicas, e o inciso IV ressalva a cessão de espaços físicos em corpos d'água sob jurisdição da União, dos Estados e do Distrito Federal para fins de aquicultura. Quem produz em corpo d'água de domínio público tem instrumento próprio, diferente de quem produz em viveiro próprio.

Ter o RGP encerra as obrigações do produtor?

Não. O art. 14 diz que a inscrição no RGP "não isenta o interessado de" estar regularmente cadastrado no Cadastro Técnico Federal, possuir habilitação conferida pela autoridade marítima quando operar embarcação em caráter profissional, ter autorização de trabalho no País, se for estrangeiro, e observar a legislação referente a povos e terras indígenas.

Se a agência escreve, de quem é a responsabilidade pelo conteúdo?

Publicado com o nome da piscicultura, o material é do produtor — independentemente de quem o redigiu. Por isso a aprovação interna precisa ser de alguém nomeado, e não da "empresa" em abstrato.

Inbound marketing

Para continuar

Antes da primeira pauta, vale mapear a regularidade da produção.

A conversa começa pelo que a operação exige de registro e licença, pelo que o material já publica e pelo que ele vai explicar sobre origem e fornecimento. Quando o plano que está na mesa é só de preço, é isso que dizemos.

Nenhuma proposta é enviada antes da conversa.