Sites e landing pages · genética médica

Site de clínica de genética médica: o art. 10, III, da RDC Anvisa 830/2023 tira o teste genético preditivo do autoteste e veda a oferta a usuário leigo.

Um site de genética médica costuma reunir dois elementos que parecem a mesma coisa e não são: a descrição de um painel genético e a oferta de um teste que o próprio paciente faz. A RDC Anvisa 830/2023 separa os dois. O art. 10, III, tira do enquadramento como autoteste os produtos cuja finalidade é "realizar testes genéticos para determinar a presença ou prever a susceptibilidade à doença ou condição fisiológica", e o caput do mesmo artigo veda que esses produtos sejam fornecidos a usuários leigos. A página do site é onde a oferta aparece — e é o que decide o que ela pode dizer.

Para clínicas e consultórios de genética médica e serviços de aconselhamento genético diante da decisão de refazer o site, que mantêm catálogo de exames ou painéis e avaliam oferecer coleta domiciliar, autoteste ou venda direta ao paciente.

O artigo que decide se um teste genético pode ser oferecido como autoteste

A RDC Anvisa 830/2023 regula a classificação de risco, os regimes de notificação e de registro e os requisitos de rotulagem e instruções de uso dos dispositivos médicos para diagnóstico in vitro. O art. 4º, X, define autoteste como o produto destinado ao uso por usuário leigo, baseado exclusivamente nas instruções do fabricante, "sem finalidade de diagnóstico conclusivo"; o art. 4º, XLVII, define esse usuário leigo como quem não tem treinamento técnico ou científico formal para usar o produto. O art. 10, caput, lista as finalidades que não podem ser enquadradas como autoteste e cujo produto "não pode ser fornecido a usuários leigos" — e o inciso III nomeia, entre elas, "realizar testes genéticos para determinar a presença ou prever a susceptibilidade à doença ou condição fisiológica". Traduzido para o site de uma clínica de genética médica: um teste cuja finalidade é prever susceptibilidade a doença não é item de autoteste, e a página que o apresenta para coleta e decisão pelo próprio paciente descreve uma oferta que a norma não permite. O caminho que a norma deixa é outro — o exame é solicitado e conduzido no contexto profissional, e o site trata a avaliação, não o kit.

Cinco pontos em que a RDC 830/2023 condiciona o que a página oferece

Os eixos 1 e 2 pesam em toda página que ofereça um exame genético. Os eixos 3 a 5 só existem quando o site cataloga exames, descreve o que cada um detecta ou trata do processo de regularização do produto.

Quando a página oferece, ou pretende oferecer, um teste genético para coleta pelo próprio paciente — em casa, por correspondência ou por kit

O teste genético que prevê susceptibilidade a doença não entra como autoteste, e a página não pode oferecê-lo para o paciente fazer sozinho

O art. 10, III, exclui do enquadramento como autoteste os produtos cuja finalidade é "realizar testes genéticos para determinar a presença ou prever a susceptibilidade à doença ou condição fisiológica", e o caput do artigo veda o fornecimento desses produtos a usuários leigos.

A oferta de um teste preditivo pelo site precisa ser lida como pedido de avaliação, não como compra de um autoteste — e o desenho do formulário e do fluxo de coleta é o que separa as duas coisas na prática.

Ao escolher como o site descreve o propósito de um exame genético — rastreio, predisposição, bem-estar ou "conheça seu DNA"

Chamar o teste de bem-estar no site não muda a finalidade que a norma considera

O art. 9º diz que a aplicação das regras de classificação "rege-se pela finalidade pretendida" do dispositivo; o art. 4º, XXII, define finalidade pretendida como a utilização a que o dispositivo se destina, "de acordo com a definição do fabricante".

A expressão de marketing não redefine o produto: se a finalidade declarada pelo fabricante é prever susceptibilidade à doença, é essa finalidade que o site herda, independentemente do rótulo que a página escolher.

Quando o site cataloga exames por tipo de regularização ou resume o status do produto junto à Anvisa

Regularizado por notificação e regularizado por registro não são a mesma coisa, e a diferença segue a classe

O art. 5º enquadra os dispositivos nas classes I a IV; o art. 6º sujeita as classes I e II à notificação e o art. 7º sujeita as classes III e IV ao registro. A classe, por sua vez, segue a finalidade pretendida (art. 9º).

Uma página que trata "notificado" e "registrado" como sinônimos, ou que deduz o regime a partir do que o site diz sobre o teste, descreve um estado de regularização que a norma separa — e a diferença entre os dois regimes não é detalhe de rótulo.

Ao resumir, parafrasear ou reproduzir, no site, a finalidade e o alcance de um exame genético

O que o site afirma que o teste detecta tem de caber nas instruções de uso do produto

O art. 4º, XXV, define instruções de uso como o documento do fabricante que esclarece a finalidade pretendida do dispositivo e as precauções a tomar; o art. 46 lista os requisitos gerais de rótulo e instruções; e o art. 50, IV, exige que as instruções tragam "finalidade e modo de uso do produto".

A página que amplia o que o teste detecta — ou que omite a limitação que as instruções registram — afirma mais do que o produto regularizado sustenta, e é justamente no resumo comercial que essa distância aparece.

Ao definir a quem a página se dirige e como ela convida o visitante a agir

A linguagem que fala direto com o leigo muda o destinatário que a norma enxerga

O art. 4º, XLVII, define usuário leigo como o indivíduo "sem treinamento técnico ou científico formal para o uso de um dispositivo médico para diagnóstico in vitro", e o art. 10 veda o fornecimento a esse usuário nas finalidades que lista.

Uma página escrita para o leigo decidir sozinho sobre um teste preditivo se aproxima do destinatário que o art. 10 afasta; a mesma página reescrita para quem busca avaliação profissional muda o destinatário e mantém a informação útil.

O que a página passa a exigir de acompanhamento quando publica catálogo de exames

Um site de genética médica com catálogo de exames acrescenta ao acompanhamento comum duas verificações que costumam ficar de fora do briefing de quem só faz site.

A verificação inicial é o inventário do que a página oferece ao paciente: existe algum teste apresentado para coleta e decisão pelo próprio visitante — kit, autoteste, "faça em casa"? Se existe, a pergunta do art. 10, III, já está posta antes de qualquer ajuste de layout.

A outra verificação confronta o que a página afirma que cada exame detecta com o que as instruções de uso registram — porque o resumo comercial, e não o rótulo, é onde a distância aparece.

  • Ofertas de teste genético dirigidas ao paciente para coleta própria, listadas e separadas da solicitação por avaliação profissional.
  • Finalidade declarada de cada exame confrontada com o que as instruções de uso do produto registram.
  • Vocabulário de regularização do site — notificado ou registrado — conferido contra a classe do dispositivo.
  • Destinatário da página identificado: o visitante que decide sozinho ou o que busca avaliação profissional.
  • Contato e velocidade da página medidos à parte do que é exigência sanitária do produto.

Quando o catálogo de exames não é o problema do site

Em cenários assim, mexer no catálogo sem mudar o que a página oferece não altera o enquadramento do que é oferecido.
  • A clínica não oferece nem vende teste ao paciente: o site só descreve a consulta e o aconselhamento genético.
  • Toda menção a exame no site já remete à solicitação por profissional, sem coleta pelo próprio visitante.
  • O catálogo cita apenas categorias genéricas, sem nomear produto, painel ou finalidade específica.
  • A clínica ainda não sabe quais produtos utiliza, e o site não tem como refletir instruções de uso que ninguém leu.
  • Ainda não se combinou o que a página precisa produzir, e sem isso nenhum resultado pode ser lido como certo ou errado.

O que escapa com mais frequência é a distância entre a promessa do site e o registro do produto: a frase "descubra sua predisposição" costuma nascer do time de marketing e não passar por ninguém que leia a finalidade pretendida — e é ela que decide se a frase cabe.

O primeiro passo: separar o que a página oferece do que ela descreve

A RDC 830/2023 enxerga o site como a face pública de um produto regulado: o que a página oferece e afirma sobre um exame tem de caber no que o produto é.

A leitura inicial toma a página de hoje (ou o escopo da nova) e separa duas coisas que costumam vir juntas: oferta de teste ao paciente e descrição de exame solicitado por profissional. Só a primeira é alcançada pela vedação do art. 10.

Feita a separação, a descrição de cada exame é ajustada ao que as instruções de uso registram, e o vocabulário de regularização do site é alinhado ao regime que a classe do produto indica.

  • Página de hoje (ou escopo da nova) lida separando oferta de teste ao paciente de descrição de exame solicitado.
  • Descrição de cada exame ajustada à finalidade registrada nas instruções de uso do produto.
  • Vocabulário de regularização alinhado ao regime que a classe do dispositivo indica.
  • Fluxo de contato redigido como pedido de avaliação, não como compra de autoteste.
  • Nenhuma descrição de teste entra no ar antes de a finalidade registrada ser conferida.

O que clínicas de genética médica querem saber antes de mexer no site

O site pode oferecer um teste genético para o paciente coletar em casa?

Para o teste cuja finalidade é determinar a presença ou prever a susceptibilidade à doença ou condição fisiológica, não: o art. 10, III, da RDC 830/2023 o exclui do enquadramento como autoteste e o caput do artigo veda o fornecimento a usuário leigo. A oferta que o site pode fazer é a da avaliação que leva à solicitação do exame, não a do kit.

E se o teste for apresentado como bem-estar, sem falar em doença?

O critério não é o rótulo e sim a finalidade pretendida, definida pelo fabricante (art. 4º, XXII) e usada para a classificação (art. 9º). Se a finalidade registrada do produto é prever susceptibilidade à doença, a expressão de marketing escolhida no site não muda o enquadramento.

O teste genético precisa de registro na Anvisa ou basta a notificação?

Depende da classe. O art. 6º sujeita as classes I e II à notificação e o art. 7º sujeita as classes III e IV ao registro; a classe segue a finalidade pretendida (art. 9º). O site não deve tratar os dois regimes como equivalentes nem deduzir o regime a partir do que ele mesmo escreve sobre o teste.

O site pode explicar o que um exame genético detecta?

Pode, dentro do que as instruções de uso do produto registram: o art. 50, IV, exige que elas tragam a finalidade e o modo de uso, e o art. 4º, XXV, define as instruções como o documento que esclarece a finalidade pretendida. O resumo da página deve caber nesse limite, não ampliá-lo.

Uma clínica que não vende o teste, só o solicita, ainda precisa olhar isso?

Precisa, sempre que o site descreve o exame. A vedação do art. 10 é sobre o fornecimento a usuário leigo; se a página apresenta o teste como algo solicitado e conduzido no contexto profissional, ela não faz essa oferta — mas continua descrevendo um produto regularizado, e a descrição deve corresponder às instruções de uso.

Para continuar

Antes de publicar o catálogo de exames, vale checar o que o site oferece ao paciente.

A conversa começa pelo que já está no ar: quais exames a página nomeia, o que ela diz que cada um detecta e se algum deles aparece como algo que o visitante faz sozinho.

Nenhuma proposta é enviada antes da conversa.