Direção criativa · loja de cosméticos

O art. 8º, VIII da RDC Anvisa 907/2024 trata o rótulo como projeto de arte que instrui a regularização, com os dados e as advertências do Capítulo IV — e o art. 24 fixa as advertências por categoria de produto.

Nenhuma peça de loja de cosméticos começa do zero: ela parte da embalagem, que é o objeto mais fotografado do varejo de beleza e, ao mesmo tempo, um documento técnico. A RDC Anvisa 907/2024 chama a arte do rótulo pelo nome que a loja não costuma usar: o art. 8º, VIII lista o "projeto de arte da rotulagem" entre as informações que instruem o processo de regularização do produto, e o § 7º do mesmo artigo diz que essa arte "deve apresentar os dados e advertências previstos no Capítulo IV". O Capítulo IV distribui cada informação entre embalagem primária e secundária (art. 13), resolve o caso em que não há secundária (art. 14), admite folheto, material anexo ou parte interna com frase de remissão (art. 15 e art. 16) e fixa, categoria por categoria, a redação das advertências (art. 24). A peça que reproduz a embalagem — no post, na vitrine, no catálogo — reproduz esse documento. O trabalho de direção criativa é compor com ele, e não em cima dele.

Lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal com vitrine, catálogo, e-commerce, post ou conteúdo de rede que reproduzem a embalagem do produto — com marca própria, com marcas de terceiros, ou nas duas frentes.

A RDC Anvisa 907/2024 exige que a arte do rótulo apresente os dados e as advertências do Capítulo IV

O art. 8º, VIII da RDC Anvisa nº 907/2024 inclui o "projeto de arte da rotulagem" entre as informações que instruem o processo de regularização de produto de higiene pessoal, cosmético e perfume, e o § 7º determina que essa arte apresente "os dados e advertências previstos no Capítulo IV". O Capítulo IV diz o que é obrigatório na embalagem primária e na secundária (art. 13), manda que tudo figure na primária quando não existe secundária (art. 14), admite folheto, material anexo ou parte interna com frase de remissão quando a primária não comporta a informação (art. 15 e art. 16), exige português do Brasil nas informações obrigatórias (art. 20) e fixa, por categoria, advertências de redação praticamente literal (art. 24) — de "Este produto não é um protetor solar" a "NÃO APLICAR NOS CABELOS". Para a direção criativa, o ponto é que a embalagem é um ativo normado antes de ser um ativo de marca: a peça que a reproduz preserva os blocos que a norma colocou ali.

Dois pontos em que a arte da rotulagem muda o trabalho de direção criativa

A RDC 907/2024 não regula o anúncio da loja — o art. 12, sobre dizeres que a rotulagem não deve conter, é o eixo da irmã de mídia paga. O que ela fixa aqui é o conteúdo e o lugar de cada bloco na arte que a peça reproduz.

Quando a peça da loja reproduz a embalagem do produto — vitrine, catálogo, e-commerce, post ou encarte

A arte do rótulo é peça de um processo técnico, com dados distribuídos entre primária e secundária

O art. 8º, VIII nomeia o "projeto de arte da rotulagem" como documento da regularização, e o art. 13 distribui o que cada embalagem carrega: na primária, advertências e restrições de uso quando houver, grupo, lote, marca e nome do produto; na secundária, conteúdo, atendimento ao consumidor, número do processo, AFE, CNPJ, razão social, ingredientes em INCI, país de origem e prazo de validade. O art. 14 resolve a ausência de secundária e o art. 15 admite folheto ou parte interna com frase de remissão.

A direção criativa trata a embalagem como documento de origem: o recorte não elimina o bloco de advertência nem a remissão "ver embalagem externa", porque eles fazem parte do que a arte comunica. Quando a peça mostra só a frente do frasco, decide-se o que exibir a partir do que a norma colocou em cada face.

Quando o produto exibido pertence a uma das categorias do art. 24 — aerossóis, tinturas, autobronzeadores, antitranspirantes, fixadores, entre outras

As advertências são fixadas por categoria, com redação definida — não são texto que a peça reescreve

O art. 24 lista, categoria por categoria, as advertências e restrições de uso "ou utilizar uma redação que assegure a mesma interpretação": "Este produto não é um protetor solar" para ativadores de bronzeado, "Atenção: não protege contra a ação solar" para autobronzeadores, "Não usar em crianças menores de 6 anos" para enxaguatórios bucais com flúor, "Este produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia" para hipoalergênicos e "NÃO APLICAR NOS CABELOS", em negrito e caixa alta, para produtos de barba.

A arte da peça que reproduz o rótulo mantém a advertência com a legibilidade que ela tem no produto. Encurtar, esconder atrás de outro elemento ou substituir por uma frase de campanha muda o sentido de uma informação cuja redação a norma já resolveu.

O que verificar em cada peça que reproduz embalagem de cosmético

A conferência começa separando as peças que mostram marca própria das que mostram produto de terceiro. Depois se verifica, em cada peça, se os blocos obrigatórios da embalagem continuam legíveis.

A loja reúne linhas, categorias e graus de regularização diferentes no mesmo material. O levantamento classifica as peças pelo produto exibido e pela face da embalagem que aparece — frente, verso, laterais ou embalagem secundária —, porque é essa face que define o que a norma colocou ali.

Para cada peça, a conferência é visual: as advertências e restrições de uso do produto, a marca, o nome, a identificação da embalagem e, quando a imagem traz o verso, prazo de validade, conteúdo e composição continuam legíveis depois do recorte, do tratamento de cor e da grade da campanha.

  • Levantamento das peças ativas que reproduzem embalagem de produto de higiene pessoal, cosmético ou perfume.
  • Classificação por face exibida — primária, secundária ou detalhe — e por categoria do art. 24.
  • Conferência da advertência cabível em cada categoria, com a redação preservada.
  • Checagem de peças em que o bloco de advertência foi cortado, coberto por adesivo de desconto ou reduzido abaixo da legibilidade.
  • Revisão de material já publicado em que a advertência foi reescrita como chamada de campanha.

Quando o rótulo não é o próximo passo da loja

Nestes cenários, revisar a reprodução de uma embalagem isolada não resolve o que está em jogo primeiro.
  • A peça vende serviço de beleza, e não produto embalado — maquiagem aplicada, design de sobrancelha, atendimento de salão.
  • A dúvida é se o produto precisa de registro ou apenas de notificação, e o que isso significa — território da irmã de SEO e GEO.
  • A pergunta é se o anúncio pode dizer determinada frase — matéria do art. 12, tratada pela irmã de tráfego pago.
  • A promessa de resultado da campanha é o problema, e não a arte da embalagem — eixo da irmã de estratégia de marketing.
  • A loja não tem equipe nem verba reservadas para revisar o material já publicado.

Fica fácil não notar o post montado sobre uma única foto de frasco em fundo neutro, com o bloco de advertência recortado na altura da grade, porque, visualmente, ele parece só uma tarja de texto pequeno numa embalagem bonita — e é justamente ali que a norma colocou a informação que o comprador precisa ler antes de usar o produto.

Como começamos: pela face da embalagem que a peça usa

A decisão de arte aqui começa por saber qual parte da embalagem aparece e qual categoria de produto ela exibe. Esse mapa vem antes do layout da campanha.

O levantamento inicial reúne o material ativo e separa as peças pela face da embalagem exibida e pela origem da imagem — foto de fornecedor, banco próprio ou captação na loja.

A partir daí, a grade de cada peça reserva a área dos blocos obrigatórios antes do recorte e da padronização, e a conferência da advertência da categoria entra no processo de revisão antes da publicação.

  • Inventário das peças ativas, classificado por produto, face da embalagem e origem da imagem.
  • Grade que reserva a área das advertências e dos dados obrigatórios antes do recorte.
  • Conferência da advertência cabível à categoria de cada produto exibido.
  • Processo de revisão que confere a embalagem reproduzida antes de a peça entrar no ar.
  • Cada peça do catálogo sai com a conferência da embalagem registrada.

O que lojas de cosméticos perguntam antes de contratar direção criativa

A loja pode desenhar a arte do rótulo do produto que vende?

Quando a embalagem é de marca de terceiro, a arte do rótulo pertence ao titular do produto e integra a regularização dele junto à Anvisa. O trabalho da direção criativa da loja é reproduzir essa embalagem na peça, preservando os blocos que a norma exige. Quando a loja tem marca própria, o rótulo é desenvolvido, mas sob o mesmo Capítulo IV, e o art. 8º, VIII o trata como documento do processo.

A advertência é pequena na embalagem. Posso ampliar a foto e cortar o bloco?

O art. 24 fixa advertências e restrições de uso por categoria, admitindo redação equivalente, e o art. 11 exige rotulagem "legível, clara, verdadeira e suficiente para evitar um uso inadequado". Cortar o bloco na peça esvazia a função da informação naquela apresentação. A decisão é de composição: muda-se o enquadramento, não a informação.

E quando o produto tem só a embalagem primária?

O art. 14 manda que todas as informações dos incisos II e III do art. 13 figurem na embalagem primária quando não existe secundária. Já o art. 15 admite levar modo de uso e advertências a folheto, material anexo ou parte interna da secundária, com frase de remissão na embalagem, e o art. 16 admite a descrição "Advertências e restrições de uso: ver embalagem externa". Na peça, isso significa que uma foto de frente do frasco pode não conter tudo: a conferência é por produto.

Produto importado com rótulo em outro idioma pode aparecer na peça?

O art. 20 exige as informações obrigatórias em português do Brasil, com exceção do INCI, do nome e das marcas. Para importados, o art. 21 admite adequação por etiqueta ou outro meio com a informação faltante, e o art. 22 veda alegação de ação terapêutica e dizeres proibidos ou não comprovados em qualquer idioma, admitindo cobrir o rótulo total ou parcialmente antes da comercialização. A peça deve refletir a embalagem como ela é comercializada, e não a versão estrangeira original.

A embalagem de testador que aparece na peça tem regra própria?

O art. 23 trata da rotulagem de provadores ou testadores expostos apenas na embalagem primária: ela deve apresentar minimamente as informações do art. 13, I, o prazo de validade e a frase "Venda Proibida". A peça que exibe um testador reproduz essa condição — e a frase que a identifica.

Para continuar

Antes de fechar a próxima campanha, vale conferir se os blocos obrigatórios sobreviveram ao recorte.

A conversa começa pelo que a loja já publica: quais embalagens aparecem, em que face, e o que falta em cada peça para preservar advertências e dados legíveis.

Nenhuma proposta é enviada antes da conversa.