Out of home · distribuidora de bebidas

Mídia exterior para distribuidora de bebidas: a peça que carrega a marca fora da loja entra no artigo que estende as restrições do patrocínio à "propaganda estática existente em estádios, veículos de competição e locais similares".

A frota adesivada, o painel do depósito, a faixa de evento e a placa na pista parecem peças de outra natureza — não são a campanha de rádio e TV que o art. 4º da Lei nº 9.294/1996 horário-limita. O art. 5º, caput, trata das "chamadas e caracterizações de patrocínio" de produtos, inclusive bebida alcoólica, "para eventos alheios à programação normal ou rotineira das emissoras de rádio e televisão", e permite que sejam feitas em qualquer horário "desde que identificadas apenas com a marca ou slogan do produto, sem recomendação do seu consumo". O § 1º do mesmo artigo estende isso, por escrito, à "propaganda estática existente em estádios, veículos de competição e locais similares" — e o art. 8º, § 2º do Decreto nº 2.018/1996 repete a regra no capítulo de bebidas, que nenhuma página do nicho cita até hoje. Antes disso, o art. 1º, parágrafo único, decide quem entra no regime: "Consideram-se bebidas alcoólicas, para efeitos desta Lei, as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a treze graus Gay Lussac."

Para distribuidoras e atacadistas de bebidas com frota própria, depósito com frente para via e presença em eventos patrocinados, que revêem a marca aplicada fora do ponto de venda.

A restrição de propaganda de bebida alcoólica alcança a peça estática de patrocínio — e o critério de quem é "bebida alcoólica" para a lei é o teor acima de treze graus Gay Lussac

O corte de treze graus Gay Lussac está no art. 1º, parágrafo único, da Lei nº 9.294/1996, que considera "bebidas alcoólicas, para efeitos desta Lei, as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a treze graus Gay Lussac". Para essas, o art. 4º, caput, restringe a propaganda comercial a rádio e televisão entre vinte e uma e seis horas; o § 1º veda associar o produto "ao esporte olímpico ou de competição, ao desempenho saudável de qualquer atividade, à condução de veículos e a imagens ou ideias de maior êxito ou sexualidade das pessoas"; e o § 2º manda os rótulos trazerem "Evite o Consumo Excessivo de Álcool". O art. 5º, caput, trata das chamadas e caracterizações de patrocínio para eventos alheios à programação normal de rádio e TV e exige que sejam "identificadas apenas com a marca ou slogan do produto, sem recomendação do seu consumo"; o § 1º manda as restrições do artigo valerem para "a propaganda estática existente em estádios, veículos de competição e locais similares". O Decreto nº 2.018/1996, no capítulo de bebidas, repete a restrição de horário e a lista de associações vedadas (art. 8º, caput e § 1º), detalha o patrocínio em estádios e locais similares (art. 8º, § 2º) e fecha os dizeres do rótulo no art. 9º, somando "Evite o Consumo Excessivo de Álcool" aos dizeres das Leis nº 7.678/1988 e nº 8.918/1994. O art. 27 do decreto preserva a competência suplementar de Estados e Municípios.

Três pontos em que a peça física de uma distribuidora de bebidas não é a mesma peça de outro varejo

O que muda não é o formato da peça, é o que ela pode afirmar e o que ela pode associar — e a resposta começa pelo teor alcoólico do produto que a peça carrega.

Quando o portfólio mistura bebidas acima e abaixo de treze graus Gay Lussac, e a mesma frota ou o mesmo painel carrega marcas dos dois grupos

O que a lei chama de bebida alcoólica é definido por teor, e é isso que decide se a peça entra no regime

O art. 1º, parágrafo único, da Lei nº 9.294/1996 fixa o corte: "Consideram-se bebidas alcoólicas, para efeitos desta Lei, as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a treze graus Gay Lussac." O art. 4º, caput e §§ 1º e 2º, e boa parte do capítulo de bebidas do Decreto nº 2.018/1996 (arts. 8º e 9º) falam desse conjunto. Produto abaixo do corte fica fora desse regime específico, o que não significa ausência de regra: outras normas e a autorregulamentação publicitária seguem aplicáveis, e o art. 27 do decreto preserva legislação estadual e municipal.

A marca que vai para a peça física é organizada por grupo de produto: o que está acima do corte tem uma régua de associação e de identificação, o que está abaixo tem outra. Misturar as duas famílias na mesma face de painel ou no mesmo adesivo de frota embaralha o critério e o time perde a conta de qual régua está aplicando.

Quando a distribuidora patrocina evento, time, festa de rua ou competição e a contrapartida aparece em placa, backlight, bandeira, camisa ou veículo

Em evento e em mídia estática, a identificação de patrocínio é marca ou slogan — sem recomendação de consumo

O art. 5º, caput, da lei permite as chamadas e caracterizações de patrocínio "para eventos alheios à programação normal ou rotineira das emissoras de rádio e televisão" em qualquer horário, "desde que identificadas apenas com a marca ou slogan do produto, sem recomendação do seu consumo". O § 1º estende as restrições do artigo à "propaganda estática existente em estádios, veículos de competição e locais similares". O art. 8º, § 2º do Decreto nº 2.018/1996 repete a mesma formulação no capítulo de bebidas.

A peça de patrocínio é peça de identificação: marca ou slogan. Frase de convite ao consumo, imagem de gente bebendo e chamada de sabor saem da arte, porque a norma que autoriza o formato é a mesma que limita o que ele pode dizer. Isso muda o briefing da arte antes de ela existir, não depois.

Quando a arte da peça física usa esporte, direção, desempenho físico ou imagem de êxito e sexualidade como argumento

A lista de associações vedadas lê direto na composição visual da peça

O art. 4º, § 1º da lei diz que "a propaganda de que trata este artigo não poderá associar o produto ao esporte olímpico ou de competição, ao desempenho saudável de qualquer atividade, à condução de veículos e a imagens ou ideias de maior êxito ou sexualidade das pessoas". O art. 8º, § 1º do Decreto nº 2.018/1996 repete a lista no capítulo de bebidas. E o art. 9º do decreto coloca no rótulo a advertência "Evite o Consumo Excessivo de Álcool", somada aos dizeres das Leis nº 7.678/1988 e nº 8.918/1994.

É uma lista que se confere olhando a peça pronta: esporte de competição, desempenho saudável, direção de veículo, êxito e sexualidade. Quando a arte tem um desses elementos como argumento principal, o ajuste é de conceito, não de legenda — e o ajuste de conceito é o que mais encarece uma tiragem de frota já produzida.

O que se levanta antes de produzir qualquer peça física com a marca

O inventário começa pelo que já está aplicado na frota, no depósito e no material de evento, e cruza cada peça com o produto que ela carrega.

A primeira varredura percorre o que já está na rua: laterais e traseira de veículos, lonas e adesivos de carroceria, fachada e muro do depósito, painel e faixa de frente de via, placas de evento, bandeiras, backdrops e material de PDV que circula com o time. Em cada peça, o levantamento anota qual marca e qual produto aparecem, qual o teor alcoólico do produto, e o que a arte afirma além do nome.

A segunda frente é o calendário de patrocínio: quais eventos a casa apoia, qual a contrapartida contratada em mídia estática e como a marca aparece nela. A terceira é o material de rótulo e embalagem que acompanha o produto, quando a casa também envasilha ou importa, porque os dizeres do art. 9º do Decreto nº 2.018/1996 são conferidos por produto. A quarta é o município: licenciamento de veículo adesivado, painel e faixa varia por local, e o art. 27 do decreto deixa essa competência com Estados e Municípios.

O inventário é o retrato do ponto de partida. Ele não estima quanto a peça rende, e não substitui a consulta ao órgão local quando a peça depende de licenciamento.

  • Veículo adesivado, lona, painel e faixa com produto acima do corte de treze graus Gay Lussac que a lei chama de bebida alcoólica.
  • Peça de patrocínio com frase além de marca e slogan, ou com recomendação de consumo na arte.
  • Composição que usa esporte de competição, desempenho saudável, direção de veículo, êxito ou sexualidade como argumento.
  • Rótulo e embalagem sem a advertência do art. 9º do Decreto nº 2.018/1996, quando a casa envasilha ou importa.
  • Peça de evento em estádio, pista, veículo de competição ou local similar sem conferência do art. 5º, § 1º.
  • Formato físico sujeito a licenciamento municipal, a conferir por município, independente da norma federal de propaganda.

Quando mídia exterior não é a frente certa para a distribuidora

Nestes cenários, mudar a peça física não resolve o que está travando a comunicação da casa.
  • O assunto é a campanha em plataforma de anúncio e o que a política de cada canal recusa — frente da irmã de tráfego pago do nicho.
  • A dúvida é sobre o site e o catálogo da distribuidora, com as regras de oferta e de apresentação de preço — outra frente, com outra irmã.
  • A empresa não tem frota própria nem ponto com frente para via, e toda a marca vive dentro do atacado.
  • O gargalo é a política comercial com o revendedor — sortimento, prazo, ruptura — e não a peça que carrega a marca.
  • O que se quer é uma autorregulamentação própria para além do que a lei exige, e essa decisão é de política da casa, não de conformidade legal.
  • A direção pede número de retorno por face de painel, que nenhuma leitura séria publica fora de contexto.

O primeiro item costuma aparecer disfarçado de pedido de arte: a restrição que impede o anúncio na plataforma é de política do canal, não da norma que rege a peça física — e a peça física continua sendo o lugar em que a marca aparece sem depender daquela regra.

Do inventário da frota e do material de evento à peça nova, com o capítulo de bebidas como régua

A ordem do trabalho vai do que já circula para o que será produzido: primeiro a varredura do que está aplicado, depois a peça nova dentro do que o art. 4º e o art. 5º permitem afirmar.

A entrega inicial é o inventário das peças em circulação e o cruzamento com o portfólio: qual marca aparece, com qual produto, com qual teor, e o que a arte afirma sobre ele. Cada ocorrência ganha destino — a arte muda, a peça sai de circulação, ou o produto passa a ter tratamento próprio. O material de patrocínio entra na mesma rodada, porque é o formato em que a lei é mais específica sobre o que a peça pode dizer.

O desenho novo parte do papel que a peça cumpre: identificação da marca e do ponto, patrocínio identificado por marca ou slogan, ou presença de marca no veículo e no depósito. Cada papel tem a régua correspondente, e a lista de associações vedadas entra como critério de conceito, não como revisão final de texto.

  • Inventário de frota, painel, faixa, muro de depósito, material de evento e peça de patrocínio, peça por peça.
  • Classificação do portfólio pelo corte de treze graus Gay Lussac do art. 1º, parágrafo único.
  • Conferência da composição contra a lista de associações vedadas do art. 4º, § 1º e do art. 8º, § 1º.
  • Revisão das peças de patrocínio para o formato marca ou slogan, sem recomendação de consumo.
  • Conferência dos dizeres de rótulo e embalagem contra o art. 9º do Decreto nº 2.018/1996, quando houver envase ou importação.
  • Mapa do que depende de licenciamento municipal, entregue junto com a peça, não depois.

O que direções de distribuidora perguntam antes de adesivar a frota

A restrição de propaganda de bebida alcoólica vale para adesivo de caminhão e placa de depósito?

O art. 5º, § 1º da Lei nº 9.294/1996 diz que as restrições do artigo "aplicam-se à propaganda estática existente em estádios, veículos de competição e locais similares", e o art. 8º, § 2º do Decreto nº 2.018/1996 repete a formulação no capítulo de bebidas. A peça que identifica patrocínio é admitida em qualquer horário, mas "identificada apenas com a marca ou slogan do produto, sem recomendação do seu consumo".

Cerveja entra nesse regime?

A própria lei responde pelo critério: o art. 1º, parágrafo único, considera bebidas alcoólicas, para os efeitos dela, "as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a treze graus Gay Lussac". Produto abaixo desse teor fica fora desse regime específico — o que não quer dizer que esteja sem regra: seguem aplicáveis outras normas, a autorregulamentação publicitária e a legislação suplementar de Estados e Municípios, que o art. 27 do decreto preserva. O primeiro passo é classificar o portfólio pelo teor.

No patrocínio, posso usar uma frase de campanha além da marca?

A formulação do art. 5º, caput da lei e do art. 8º, § 2º do decreto é "identificadas apenas com a marca ou slogan do produto, sem recomendação do seu consumo". Frase que convida ao consumo não é marca nem slogan. É por isso que o formato do patrocínio tem régua própria e é conferido antes da produção da placa ou do backdrop.

Que associações a peça não pode fazer?

O art. 4º, § 1º da lei e o art. 8º, § 1º do decreto vedam associar o produto "ao esporte olímpico ou de competição, ao desempenho saudável de qualquer atividade, à condução de veículos e a imagens ou ideias de maior êxito ou sexualidade das pessoas". É uma lista curta e verificável, e ela lê direto na composição da peça: esporte de competição, direção, desempenho físico, êxito e sexualidade.

É a mesma leitura que as outras páginas de distribuidora de bebidas desta casa fazem?

Não. A de tráfego pago lê o art. 4º e o art. 4º-A da lei — o horário de rádio e TV e a advertência afixada na parte interna do ponto de venda; a de SEO e GEO parte do art. 1º e do art. 4º; a de estratégia, a de redes sociais e a de sites e landing pages tratam de canais digitais. Nenhuma delas cita o capítulo de bebidas do Decreto nº 2.018/1996 nem o art. 5º, § 1º, que é o dispositivo sobre propaganda estática e patrocínio.

O rótulo do produto que eu envasei também entra nessa conferência?

Sim. O art. 4º, § 2º da lei e o art. 9º do Decreto nº 2.018/1996 mandam os rótulos das bebidas alcoólicas trazerem, de forma legível e ostensiva, a expressão "Evite o Consumo Excessivo de Álcool", somada aos dizeres obrigatórios das Leis nº 7.678/1988 e nº 8.918/1994 e seus regulamentos. A conferência é por produto, e não por campanha.

Vocês garantem que a frota adesivada traz mais pedido de revendedor?

Não, e nenhuma leitura séria garante. O que se controla é se a peça afirma apenas o que o art. 4º e o art. 5º permitem e se está dentro do que o município autoriza para aquele formato. O efeito sobre pedido depende do roteiro, da região e do mix — variáveis que a peça não governa.

Para continuar

Antes de produzir a frota nova, vale classificar o portfólio pelo teor e conferir o que a peça pode afirmar.

A conversa começa pelo inventário das peças em circulação, pelo papel de cada uma — identificação, patrocínio ou presença — e pela lista de associações que a lei veda.

Nenhuma proposta é enviada antes da conversa.